LAM promete retomar voos para Lisboa em Novembro próximo

As Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) prevêem retomar os voos entre Maputo e Lisboa na primeira quinzena de Novembro, avançou fonte oficial.

Estão actualmente em curso negociações finais entre a LAM e a companhia aérea portuguesa EuroAtlantic Airways, sobre a utilização do avião Boeing 767 desta última, com capacidade para 279 passageiros, segundo fontes citadas pela AIM.

A EuroAtlantic Airways dispõe de parques de estacionamento permanentes no aeroporto de Lisboa, o que muito ajudará na operação da rota.

Ainda de acordo com as mesmas fontes, a primeira empresa contactada pela LAM não tinha espaço garantido na placa de estacionamento, situação que atrasou e levou ao fim das negociações.

Nas negociações, a LAM está a ser apoiada pela Fly Modern Ark, a empresa sul-africana contratada pelo governo moçambicano para resgatar a LAM da falência técnica e torná-la lucrativa.

“Voltámos de Lisboa esta semana e estamos a finalizar este processo. Já identificamos um parceiro com uma boa aeronave e, até meados de Novembro, iniciaremos a rota”, disse um representante da Fly Modern Ark citado pela agência AIM.

O representante revelou ainda que quando a Fly Modern Ark e a actual direcção da LAM decidiram reabrir a rota Maputo-Lisboa, estavam convencidos de que a LAM tinha licença para a operação. Só ao chegarem a Portugal para trabalhar no projecto é que descobriram que a licença tinha expirado em 2012.

De referir que A Fly Modern Ark tem um contrato de um ano com o governo para a reestruturação da LAM, de modo a torná-la rentável através da redução da dívida, da introdução de novas aeronaves e do aumento de passageiros.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.