Governo defende diversificação de investimentos do INSS para explorar novas oportunidades de negócios

A ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Talapa, desafia o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) a diversificar a sua carteira de investimentos por forma a identificar novas oportunidades de negócios. Trata-se de uma acção que garantir o retorno saudável e, consequentemente, a sustentabilidade do sistema.

Segundo Margarida Talapa, que falava esta quinta-feira, na abertura da reunião nacional do INSS, há necessidade de implementar reformas que possam criar um impacto concreto nos contribuintes.

Fazendo o balanço das actividades desenvolvidas pela instituição no período entre 2020 e terceiro trimestre de 2021, ministra do Trabalho e Segurança Social revelou que o sistema regista um acumulado de 141 475 contribuintes e 1 685 741 trabalhadores por conta de outrem.

“Estão inscritos, no sistema, 62 681 trabalhadores por conta própria, dos quais seis mil e duzentos e trinta e nove estão no activo, o que representa uma proporção de dez por cento do total dos inscritos”, anuiu a governante.

Partilhar este artigo