Governo anuncia a concessão da central eléctrica a gás de Nacala

A empresa GL Energy Moçambique acaba de anunciar a assinatura de um acordo de concessão com o Governo para construção e operação da central eléctrica a gás em Nacala.

Segundo o comunicado, a central vai produzir numa primeira fase 50MW (megawatts) de electricidade, no prazo de 16 meses, sendo que as fases posteriores levarão 24 meses para adicionar 200MW.

Trata-se de um acordo assinado pelo ministro dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela, e pelo director da GL Africa Energy, Michael Kearns. No entanto, não foi ainda revelado os valores envolvidos neste acordo e muito menos como será abastecida a central eléctrica enquanto não houver gás natural produzido em Cabo Delgado.

O responsável da GL Energy considerou que o acordo rubricado com o governo moçambicano marca um grande para a conclusão do projecto.

“Estamos muito satisfeitos por dar mais um passo para a conclusão da central de gás natural liquefeito de Nacala”, referiu Mamadou Goumble, director do Grupo Janus Continental (JCG), do qual a GL Africa Energy faz parte.

Agência Lusa

Partilhar este artigo