“Sem interval do de lanche?”: Estão à espreita novos horários na função pública e sector privado

“Sem interval do de lanche?”: Estão à espreita novos horários na função pública e sector privado

A Função Pública poderá conhecer novos horários de funcionamento, conforme uma proposta do Ministério dos Transportes e Comunicações que brevemente vai a debate na Comissão Consultiva do Trabalho.

A fim de melhorar a mobilidade de pessoas e bens na zona Metropolitana do Grande Maputo o MTC propõe que o horário de entrada na Função Pública entre as 8h30 e 16h30, alterando do actual funcionamento entre 7h30 e 15h30.

As unidades sanitárias poderão ver o horário revisto, passando de 7h30 e 15h30 para entre 6h30 e 17h30 sem interrupção.

A medida de alteração dos horários, – um assunto já abordado pelo MZNews –, e conforme escreve o portal O País, vai abranger outras instituições como bancos e seguradoras. Com efeito, algumas instituições privadas vão ter horário único, isto é, sem a habitual interrupção de duas horas entre 12h00 e 14h00, para funcionar entre 8h00 e 17h00. Particularmente, bancos e seguradoras vão funcionar entre 9h00 e 17h00.

Os outros sectores abrangidos pela proposta do Governo são os Grandes Supermercados, Comércio Grossista, Comércio Retalhista, Mercados Municipais, Escolas e Universidades.

Segundo a proposta, “o escalonamento dos horários de trabalho poderá provocar um decréscimo de passageiros no período da manhã, na ordem das 55 mil pessoas em apenas uma hora de diferença no período da manhã”.

Nesta fase, a proposta é que este seja testado apenas na área metropolitana de Maputo, que inclui além do município de Maputo, as cidades de Boane, Matola e o distrito de Marracuene.

A proposta do novo modelo de horários de trabalho devia ser debatida esta segunda-feira pela Comissão Consultiva do Trabalho, um órgão que congrega o Governo, sindicatos e empregadores. Entretanto, o evento foi adiado.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.