Todos os postos administrativos da província de Tete vão ser electrificados, nos próximos oito anos. A garantia foi dada pelo director da empresa Electricidade de Moçambique (EDM) que revelou também que a energização daquelas regiões será feita tanto com a energia da nacional assim como através de painéis solares.
Segundo Carlos Muhoro, neste momento faltam 10 postos administrativos por serem electrificados.
Muhoro revelou que neste trimestre está garantida a electrificação de três postos administrativos, nomeadamente Mucumbura, no distrito de Mágoè, Zóbuè, em Moatize e Chiputo, no distrito da Marávia.
O director da Electricidade de Moçambique em Tete fez saber que a electrificação dos postos administrativos pretendida pela sua empresa está em consonância com o plano do governo.
Carlos Muhoro sublinhou que apesar do trabalho árduo que tem sido feito pela sua empresa, o grande constrangimento tem sido o roubo e a vandalização dos materiais eléctricos.
Segundo Muhoro, estas situações têm posto em causa os esforços da EDM em Tete, na expansão da rede e melhoramento da qualidade de energia.