A Electricidade Moçambique (EDM) desmantelou 91 ligações clandestinas de roubo de energia, incluindo em quatro instituições públicas, na cidade da Beira, província de Sofala.
Com efeito, a empresa ordenou o corte de fornecimento de corrente eléctrica às instituições, no âmbito de uma campanha de eliminação de “gatos”, de acordo com a Rádio Moçambique.
O Director da Área Operacional da EDM, em Sofala, Aníbal da Barca, disse que devido à situação de roubos de energia foi registado um prejuízo de seis milhões de meticais, dos quais já foram recuperados 30%, ou seja, dois milhões de meticais.
Ele disse que a campanha em curso visa aferir a precisão dos sistemas de contagem de energia. E, no campo, foram identificados estabelecimentos com contagem viciada e outros que sequer tinham equipamento têm.
“Algumas estão a furtar energia eléctrica, e o que deviam estar a facturar não é que estamos a verificar. Por outro lado, constatamos que aquelas instalações que nem contagem faziam, são ligações clandestinas. Durante este período nós tivemos um cumulativo de cerca de 534 instalações que foram inspecionadas e, como resultado, nós constatamos 91 em situação irregular. Refiro-me aos supermercados, bottle stores, restaurantes, bares, padarias, fábricas. São esses que consomem muita energia, todos. Temos a lamentar porque da amostra que obtivemos, desligamos quatro instalações de instituições. Não eram residências. Está claro que temos instituições envolvidas nessa prática de crimes”, disse.
Deixe uma resposta