Chama-se “Rolloe Roll Off Emissions”, a nova invenção que utiliza uma série de esponjas e filtros para capturar as emissões prejudiciais antes de libertar o ar limpo de volta para o meio ambiente.
A inventora Kristen Tapping, desta roda de bicicleta utilizou a impressão 3D para conseguir produzir a Rolloe, inspirada pela poluição das ruas de Londres.
Formada em desenho industrial a inventora acredita que o Rolloe poderá fornecer um novo método de transporte limpo para a movimentada comunidade de ciclistas.
Por sinal, as bicicletas, em particular, são óptimas para pessoas preocupadas com a saúde, pois também podem fornecer o nível recomendado de cardio diário.
A roda Rolloe pesa cerca de 1kg e foi projectada para caber nos quadros das bicicletas comuns, sendo composta por dois aros com aletas feitas de ABS e uma roda tripla central feita de nailon – todos os quais podem ser impressos em 3D ou moldados por injecção.
O sistema funciona canalizando o ar através da abertura cilíndrica interna do aro, onde três tipos diferentes de filtros estão alojados, antes de expelir o ar purificado pelas aletas externas. Este ar é expelido a uma taxa de 0,665m³ por quilómetro.