Comissário-Geral do Zimbabué promove 186 depois das eleições, para proteger E. Mnangagwa no poder

Comissário-Geral do Zimbabué promove 186 depois das eleições, para proteger E. Mnangagwa no poder

O Comissário-Geral da Polícia da República do Zimbabué (ZRP), Godwin Matanga, promoveu 186 agentes um dia após as eleições, no que se entende ser uma manobra para garantir que a tentativa do Presidente Emmerson Mnangagwa de manter a presidência seja protegida contra qualquer força externa.

As promoções foram anunciadas no dia 24 de Agosto em todas as esquadras de polícia do país, de acordo com um documento “vazado”.

O mesmo refere que a promoção não se baseia em exames como é habitual, mas sim no mérito.

A partir de 11 de Agosto, Matanga promoveu 18 polícias aos cargos de Inspector Chefe, 22 a Inspetor e 146 a Inspector Adjunto.

Outras promoções para cargos de Superintendente serão anunciadas em data não informada no documento em questão.

“O Comissário-Geral da Polícia tem o prazer de anunciar a promoção dos seguintes oficiais com efeitos a partir de 11 de Agosto de 2023, conforme abaixo indicado por ordem de mérito”, lê-se.

A decisão de Matanga de promover os 186 agentes surge numa altura em que a posição de Mnangagwa está a ser desafiada pela Coligação dos Cidadãos para a Mudança (CCC) nas eleições gerais do Zimbabué.

Apesar de os resultados das eleições presidenciais ainda não terem sido anunciados, Mnangagwa está a enfrentar uma forte concorrência do novo grupo, que já conseguiu uma vitória limpa em Bulawayo e conquistou 23 dos 26 lugares em Harare.

“Os oficiais têm-se queixado destas promoções desde que Matanga assumiu o cargo. Sabemos que as promoções por mérito são feitas depois de exames e não por razões políticas”, disse um oficial do Quartel-General da Polícia.

“O objetivo é motivar os mais velhos para garantir que protejam Mnangagwa num caso em que ele perca. Em tudo isto, somos nós que vamos sofrer porque somos nós que vamos ter de lutar contra a escolha do povo.” (Bulawayo24)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.