Cartões de eleitores com vários defeitos

Cartões de eleitores com vários defeitos

Os cartões de eleitores que estão a ser produzidos, através de Mobiles ID, apresentam vários defeitos, conforme reportam os nossos correspondentes em diversos distritos, onde decorre o recenseamento.

Alguns cartões saem com manchas e com fotografias desfocadas, sem a mínima qualidade, o que, no dia de votação, pode concorrer para a desqualificação do leitor.

Algumas fotografias podem dificultar a certificação da autenticidade do cartão. Quando os eleitores apresentam reclamações sobre as fotografias sem qualidade, o que pode concorrer para a sua desqualificação na mesa de voto, alguns brigadistas aceitam corrigir, mas outros não.

Um brigadista de Chinonaquila, na Matola Rio, província de Maputo, reconheceu que, de facto, os primeiros cartões impressos apresentavam manchas e imagens desfocadas, mas assegurou que o problema já foi resolvido.

Há casos em que os cartões saem sem a assinatura do portador nem impressão digital. A Renamo, em Nacala Porto, província de Nampula, reclamou o facto de haver muitos casos de cartões de membros seus emitidos sem impressões digitais e sem assinatura do portador.

Em muitos casos, as impressoras tiram cartões sem fotografias e impressões digitais. Em muitos destes casos, o processo é repetido até que a máquina impressora consiga tirar cartão com esses elementos essenciais para a certificação da sua autenticidade.

Grande parte desses problemas estão relacionados com o deficiente funcionamento das impressoras.

Nestes últimos dias, os nossos correspondentes estão a reportar muitos casos de impressoras avariadas ou com deficiente processo de impressão de cartões.

Em muitos casos, o processo decorre sem impressoras em funcionamento. Os eleitores são registados, mas só no dia seguinte é que voltam para levantar os seus cartões. (Texto CIP)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.