Banco Mundial disponível para financiar programas da Economia Azul

Banco Mundial disponível para financiar programas da Economia Azul

O Banco Mundial manifestou a sua disponibilidade para financiar programas prioritários do Governo moçambicano para o desenvolvimento da Economia Azul, uma vez que o novo ciclo de desembolsos da instituição será definido até meados deste ano.

“O novo ciclo de financiamento do Banco Mundial será definido até Julho de 2025. Por isso, este é o momento ideal para o Governo de Moçambique apresentar a agenda da Economia Azul como prioridade nos seus programas e, haver um compromisso ao nível do Ministério de tutela e do Ministério das Finanças para o desenho de projectos com o potencial de mobilizar o sector privado e promover o emprego no quadro da implementação da Estratégia de Desenvolvimento da Economia Azul (EDEA)” disse A Especialista Ambiental Sénior do Banco Mundial, baseada em Washington, Estados Unidos.

Sylvia Michele falava durante um encontro de cortesia que manteve recentemente em Maputo com o Secretário de Estado (SE) de Mar e Pescas, Momed Juízo.

Michele congratulou Moçambique pelos resultados já alcançados com os financiamentos anteriores do banco para a Economia Azul, bem assim, reconheceu o mérito das prioridades apresentadas por Juízo.

“A Economia Azul é parte relevante na agenda governamental a tomar em conta os instrumentos e legislação existentes, bem como instituições públicas criadas para implementar iniciativas sobre a matéria”, assegurou o SE.

O Governo tenciona, entre várias prioridades, melhorar a literacia sobre a Economia Azul, envolvimento do sector privado na implementação de projectos da área; assegura o envolvimento comunitário para incrementar a produção na aquacultura e maricultura. (Fonte: ProAzul)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.