O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) adiou, sine die, o Fórum Africano de Investimento (AIF) 2021, na sequência do surgimento de uma nova variante da covid-19, denominada Ómicron. O evento estava previsto para decorrer entre 1 e 3 de Dezembro, em Abidjan, considera a capital económica da Costa do Marfim.
Considerado o principal mercado de investimento para África, o AIF havia elencado projectos com investimentos avaliados em milhares de milhões de dólares, segundo o Presidente do BAD, Akinwumi Adesina, citado num comunicado da instituição.
“Infelizmente, com o aumento das restrições globais às viagens devido à variante Covid-19 Ómicron, e preocupações acrescidas com a saúde e segurança, é necessário, lamentavelmente, adiar o evento. A saúde e a segurança de todos estão em primeiro lugar”, disse.
A decisão do BAD foi tomada em conjunto com o Governo da Costa do Marfim, e juntos endereçam as suas considerações de agradecimento aos participantes e delegações anteriormente esperados.
“Lamentamos sinceramente todos os inconvenientes para os nossos estimados e aguardados Chefes de Estado e de Governo, participantes, patrocinadores de projectos, investidores e delegações governamentais”, lê-se.
Recorde-se que já edição de 2020 não se realizou devido à pandemia da covid-19.