Zambézia: Cinco mil crianças em risco de violência e tráfico

Zambézia: Cinco mil crianças em risco de violência e tráfico

Em consequência da passagem do ciclone Freddy, que arrasou a província da Zambézia,  mais de cinco mil crianças ficarão expostos ao risco de violência, trafico e outros males, avançou fonte oficial.

Segundo a coordenadora do Grupo de Referência Provincial de Protecção à Criança, Cristina Chihale parte considerável de crianças em risco continua nas áreas de reassentamento e outras já retomaram os seus bairros de origem, depois do encerramento dos abrigos temporários.

“Ainda se verifica a questão do perigo para as crianças e mulheres, grupos vulneráveis. Desenhamos actividades que vamos poder implementar com o apoio do UNICEF, actividades que vão iniciar ainda este mês, palestras, sensibilização dos perigos que advêm dessas aglomerações porque muitas vezes as crianças ficam distantes dos seus pais”, disse Chihale, citada pela RM.

A fonte referiu ainda que em “situação difícil em que se encontram, eles saem para procurar algum sustento e acabam ficando abandonadas e nesse momento os malfeitores também estão atentos”.

De referir que nas últimas semanas, ao nível da província e cidade de Maputo tem estado a crescer a ocorrência de raptos de mulheres e desaparecimento de várias crianças, sem que haja até então, uma explicação clara sobre este “novo” fenómeno.

Segundo uma peca de reportagem exibida ontem pela STV, só nas últimas duas semanas, 16 crianças terão desaparecido das suas casas em situações não claras.

“Sobre estes factos o SERNIC tem acompanhado com bastante atenção e preocupação esses acontecimentos, tanto é que o Serviço Nacional de Investigação Criminal não confirma a ocorrência desses factos ao nível de Maputo cidade e ou província de Maputo assim como em outras regiões do país dado que não temos registo ou denuncia de nenhum caso por parte de algum familiar”, disse Hilario Lole, porta-voz do SERNIC.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.