Zambézia: BM investe 2.7 milhoes de dólares no sistema de irrigação eléctrica e solar

Zambézia: BM investe 2.7 milhoes de dólares no sistema de irrigação eléctrica e solar

O Banco Mundial (BM) em parceria com o Governo vai investir cerca de 2.7 milhões de dólares no sistema de irrigação movidos a energia da rede nacional e a base de painéis solares em três dos quatro regadios no distrito de Mopeia, província da Zambézia.

Com este financiamento, que ocorre no âmbito do projecto de agricultura irrigada de pequena escala e acesso ao mercado, os níveis de produção tendem a registar aumento.

Neste momento, o distrito de Mopeia conta com quatro regadios, dos quais três infraestruturados e um em regime de sequeiro.

Citado numa publicação do “O País” o director distrital das actividades económicas de Mopeia diz que a quantidade de arroz na primeira época superou as expectativas.

Disse que “inicialmente, esperava-se colher 30 mil toneladas, mas os números poderão chegar aos 40 mil. No entanto, a nossa agenda é trabalhar em prol de salvaguarda do interesse dos camponeses”.

Já o Director do Instituto Nacional de Irrigação, Delfim Vilissa, diz que o Governo e parceiros estão a fazer sérios investimentos no sector do arroz. O desafio agora passa pela colocação de painéis solares para o funcionamento das eletrobombas para reduzir os custos operacionais.

“Como podem imaginar a energia é cara, e maior parte dos produtores não têm a capacidade de compra, assim sendo urge a necessidade de buscar alternativas sustentáveis de ponto de vista económico e ecológico”, disse acrescentando que neste contexto, introduzimos painéis solares de forma piloto que estão a contribuir para a irrigação de 100 hectares no regadio de Chiverano, e esta tecnologia nos permite poupar a energia eléctrica em cerca de 90%”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.