Z Zurich Foundation reforça apoio à UNICEF na distribuição de vacinas

Z Zurich Foundation reforça apoio à UNICEF na distribuição de vacinas

A Z Zurich Foundation anunciou esta terça-feira que irá alargar até ao final do ano a sua campanha de angariação de fundos para ajudar a UNICEF a fornecer dois mil milhões de doses de vacinas contra o covid-19. Até lá, a Z Zurich Foundation compromete-se a equiparar os fundos angariados até 2,5 milhões de francos suíços (mais de 2,3 milhões de euros).

Gregory Renand, director da Z Zurich Foundation explica «existe um movimento global para assegurar que todos têm a oportunidade de ser protegidos do covid-19 e nós aplaudimos todos os que têm apoiado este movimento, através da nossa iniciativa ou de outras. Cada compromisso conta para proporcionar um acesso equitativo à vacinação».

Este compromisso segue as doações iniciais feitas pela Z Zurich Foundation para ajudar a UNICEF a fornecer mais de 1,1 milhões de doses a nível mundial através do Mecanismo de Acesso Global à Vacina COVID-19 (COVAX Facility). A Z Zurich Foundation lançou também várias campanhas locais de angariação de fundos em colaboração com as Companhias locais e colaboradores do Grupo Zurich em todo o mundo, convidando à contribuição da comunidade, incluindo dos fornecedores, distribuidores, clientes e público em geral da Zurich.

Carla Haddad Mardini, directora de Angariação de Fundos e Parcerias do Sector Privado da UNICEF, refere «à medida que os cidadãos dos países desenvolvidos começam a regressar e a retomar as suas vidas num mundo pós-vacinação, para os países em desenvolvimento o futuro ainda é incerto, com o processo de vacinação lento e desigual. A UNICEF congratula-se com o alargamento deste compromisso da Z Zurich Foundation de continuar a angariar recursos valiosos e de nos ajudar na nossa missão de fornecer vacinas COVID-19 para onde estas são mais necessárias».

A UNICEF e parceiros têm trabalhado no maior programa de aquisição e fornecimento de vacinas da história, de forma a vacinar os profissionais de saúde e assistentes sociais na linha de frente, bem como as pessoas de alto risco e vulneráveis em todo o mundo. Através do Mecanismo de Acesso Global à Vacina COVID-19 (COVAX Facility) juntamente com a Gavi, a Vaccine Alliance, a OMS e a CEPI, a UNICEF está a aproveitar a sua experiência, como o maior comprador único de vacinas do mundo, trabalhando com fabricantes e parceiros na aquisição e fornecimento de doses de vacina contra o covid-19.

Juntamente com a OMS, OPAS, GAVI e outros parceiros a nível global e regional, a UNICEF está também a trabalhar para apoiar os países na preparação do arranque do seu processo de vacinação contra o covid-19. Isto inclui avaliar a sua capacidade e ajudar os países a reforçar as suas capacidades de armazenamento a frio e as cadeias de abastecimento para assegurar que os países têm as infraestruturas adequadas para transportar e armazenar as vacinas.

Partilhar este artigo