World Vision vai investir mais de dois milhões de dólares anuais na Maganja da Costa

World Vision vai investir mais de dois milhões de dólares anuais na Maganja da Costa

A organização humanitária World Vision (Visão Mundial) pretende direccionar um investimento de mais de dois milhões de dólares anuais, nos próximos três anos (2023-2025), destinados a programas de protecção à criança e mitigação de desastres naturais, no distrito da Maganja da Costa, província da Zambézia.

O representante da organização naquele distrito, Anivaldo José, disse que o investimento vai abranger áreas de desenvolvimento económico, espiritual, bem como nutrição e saúde.

Maganja da Costa é uma nova frente aberta por esta organização humanitária, cujo arranque foi antecedido por diagnóstico que visava o desenho do tipo de intervenção.

Deste exercício, constatou-se que metade dos 420 mil habitantes, entre crianças e adultos, ainda não tem o registo civil, o que compromete o acesso aos direitos básicos, entre os quais a educação.

Na componente de protecção da criança, por exemplo, está previsto o registo de 9500 petizes, nos próximos quatro anos, das quais, duas mil este ano.

Esta actividade iniciou, recentemente, com o treinamento de quarenta notificadores de eventos vitais, com o objectivo de tornar o registo civil mais abrangente.

Neste distrito será criado um comité de protecção à criança, envolvendo o Ministério Público e outras instituições de Administração da Justiça e parceiros, tendo em vista reduzir a distância entre comunidades e serviços de registo.

O programa prevê ainda a capacitação dos comités locais de redução de risco para a mitigação de desastres naturais.

Anivaldo José apontou que estes comités serão equipados com planos de resposta e mitigação, visando reduzir perdas e prejuízos, nomeadamente, humanos e materiais. Maganja da Cos- ta tem sofrido, nos últimos cinco anos, os efeitos dos desastres naturais que se saldaram em mortes e perda de recursos de subsistência, o que deixa as famílias mais vulneráveis.

Também serão criados comités de saúde que vão munir as comunidades de ferramentas para combater malária, diarreias e reduzir a mal-nutrição que assola, maioritariamente, crianças, apesar do potencial agrícola existente no distrito.

Na componente de desenvolvimento económico, as actividades incidirão na criação de meios de subsistência nas comunidades, através de grupos de poupança e desenvolvimento de actividades de geração de renda.

Tratando-se de uma organização humanitária que congrega confissões religiosas, também será implementada a actividade espiritual, para inculcar valores como saber ser e estar na sociedade, por forma a fortalecer os mecanismos de convivência sã, pacífica e ordeira.

Na componente de água e saneamento, a organização, que já trabalha nos distritos de Morrumbala e Mocuba, tem como prioridade, nos próximos quatro anos, a expansão destes serviços para o distrito da Maganja da Costa.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.