Violência pós-eleitoral preocupa Organizações Não Governamentais Internacionais

Violência pós-eleitoral preocupa Organizações Não Governamentais Internacionais

O Fórum das Organizações Não Governamentais Internacionais (Fórum INGO) e a NAIMA + estão preocupados com a escalada da violência pós-eleitoral em Moçambique.

Em comunicado aqui o MZNews teve acesso, o INGO e a NAIMA dizem estarem “profundamente preocupados com a escalada e o seu impacto no acesso a serviços essenciais, como educação e saúde, bem como com as violações da lei de direitos humanos.”

“Apelamos a todas as partes interessadas que garantam a continuidade da assistência humanitária e do apoio aos serviços essenciais, incluindo saúde e educação, sem impedimentos”, lê-se no documento.

 O Fórum INGO insta ao Governo de Moçambique a proteger os civis que participam em manifestações pacíficas e a assegurar a responsabilização daqueles que perpetram atos de violência, particularmente contra crianças, em conformidade com a Carta Africana sobre os Direitos e o Bem-Estar da Criança e a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança (UNCRC).

O Fórum INGO em Moçambique facilita a coordenação, o intercâmbio de informações e as discussões estratégicas entre as ONGs internacionais para aumentar a eficácia operacional e a implementação de programas.

A NAIMA+ é uma rede de ONGs internacionais em Moçambique dedicada à coordenação de esforços, ao intercâmbio de informações e à defesa de melhorias na saúde, em colaboração com parceiros nacionais e a sociedade civil.

 O Fórum INGO e a NAIMA+ reafirmam o seu compromisso em apoiar Moçambique no seu caminho rumo à paz e prosperidade.

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.