Venâncio Mondlane diz haver indícios de influência frelimista nas decisões da Renamo

Venâncio Mondlane diz haver indícios de influência frelimista nas decisões da Renamo

​O antigo e mais próximo assessor directo de Ossufo Momade diz existirem fortes indícios de influências dos modus operandi da Frelimo nas actuações do partido Renamo. “É um copy paste”!

“Eu posso falar de coisas que podem indiciar que, às vezes, nós reproduzimos valores da Frelimo lá dentro [na Renamo]”, disse, Venâncio Mondlane, notando, entretanto, não estar em condições de provar ou indicar factos que levem a essa conclusão. “Mas há coisas que acontecem na Renamo que me fazem lembrar o partido Frelimo”.

O deputado, em entrevista ao Podcast do Centro de Integridade Pública (CIPCast) apontou, por exemplo, a recente aprovação do perfil de candidato ideal para concorrer às eleições internas e presidências como sendo um acto típico da Frelimo.

“Nós estamos a ganhar este tipo de posicionamento​, de personalidade institucional típica da Frelimo. Violar a Constituição e os próprios estatutos do partido e ficar relaxado com isso”, disso, com indignação.

O antigo relator da bancada parlamentar da Renamo na Assembleia da República entende que o seu partido, ao aprovar o novo perfil, está a combater todo o ganho democrático que a Renamo conquistou desde 1977 até ao dias que correm.

“Este é um discurso típico frelimista, herdado no chamado centralismo democrático. A Renamo está a fazer, exactamente, a mesma coisa que a Frelimo aprovou em 1977. É por isso mesmo que a Frelimo diz que nunca deixará ninguém governar este país”, referiu.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.