Vem aí a quarta edição do festival Standard Bank Acácia Jazz

Vem aí a quarta edição do festival Standard Bank Acácia Jazz

O Standard Bank realiza, no próximo dia 2 de Dezembro, no Campus da Universidade Eduardo Mondlane, a quarta edição do festival Standard Bank Acácia Jazz, que terá como figuras de cartaz o saxofonista Everette Harp e o teclista Jeff Lorber, ambos dos Estados Unidos da América.

Introduzido em 2017 como uma forma de homenagear a capital do País, também conhecida como a “Cidade das Acácias”, o festival contará, ainda, com as acuações do guitarrista moçambicano Jimmy Dludlu e da nova promessa do afro-jazz nacional, Leyna Souto.

“Pretendemos valorizar a nossa cultura e promover a cidade de Maputo, a sua beleza e tudo que ela tem para oferecer. Há muita coisa que não é conhecida fora e nós pretendemos divulgar isso como forma de impulsionar o turismo”, explicou Alfredo Mucavela, director de Marketing e Comunicação do Standard Bank.

Através deste evento, o banco espera contribuir para a internacionalização da música moçambicana e promover o País como destino turístico de referência, elevando a sua cultura e promovendo o intercâmbio cultural entre músicos e outros fazedores de arte nacionais, em geral, com artistas de diversos quadrantes do mundo.

Pretende-se, igualmente, ajudar a promover a nova geração de artistas que tem vindo a despontar no País. Por isso, como tem sido apanágio, a presente edição contempla uma voz nova e em ascensão no panorama do afro-jazz nacional, a de Leyna Souto.

“Procuramos, sempre, combinar a música internacional afro-jazz aos novos talentos existentes no País. Já tivemos a Banda Kakana e o Walter Mabas. Esta é uma forma de evidenciar e valorizar a música moçambicana. É o que temos feito e vamos continuar a fazer”, disse Alfredo Mucavela.

Com este naipe de artistas, estão criadas as condições para, à semelhança das anteriores edições, brindar os citadinos de Maputo e os amantes do jazz de todo o País com um espectáculo memorável.

Esta edição vai decorrer no Campus da Universidade Eduardo Mondlane para, segundo Alfredo Mucavela, permitir que mais pessoas possam assistir ao espectáculo. “Nos locais anteriores, podíamos acomodar entre 500 e 600 pessoas. Desta vez, acreditamos que poderemos duplicar este número”.

Na ocasião, o director do Serviço Municipal de Cultura da Cidade de Maputo, Rodrigo Sala, reiterou o compromisso de continuar a trabalhar com o Standard Bank na realização deste e de outros eventos, que, na sua opinião, contribuem para a transformação da cidade de Maputo como destino preferencial do turismo cultural.

“Agradecemos ao Standard Bank por trazer um evento desta envergadura e adoptar o nome da nossa Cidade das Acácias. Há firmeza em continuarmos a trilhar este caminho juntos. Sentimos que esta edição terá, literalmente, um tempero valioso, tendo em conta o alinhamento preparado para assinalar os 135 anos da nossa cidade”, referiu Rodrigo Sala.

Importa realçar que a quarta edição do festival Standard Bank Acácia Jazz é realizada em parceria com o Conselho Municipal de Maputo e o Ministério da Cultura e Turismo.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta