Uso de Gás Natural Veicular poupou ao país 50 milhões de litros de combustíveis

Uso de Gás Natural Veicular poupou ao país 50 milhões de litros de combustíveis

Ainda não é uma verdadeira opção, mas o uso de Gás Natural Veicular (GNV) em viaturas já poupou ao país a importação de cerca de 50 milhões de litros de combustíveis nos últimos dez anos, avança o director executivo de Autogás, João das Neves.

Para os utilizadores, o responsável pela empresa Autogás disse que estes, conseguiram poupar 1.500 milhões de meticais uma vez que o preço do gás natural veicular é aproximadamente metade do preço da gasolina e diesel.

João das Neves revelou que actualmente existe cerca de 3000 viaturas a circular a Gás Natural Veicular e são abastecidos por uma rede de 6 postos de venda espalhados na província de Maputo.

“Dentre em breve teremos mais 80 autocarros a usarem o Gás Natural Veicular. O governo tem estado a fazer um esforço muito grande no sentido de que tenhamos mais viaturas a circular a base de Gás Natural Veicular”, disse o responsável da empresa.

O director executivo do Autogás disse ainda que “estando a crescer a procura pelo Gás Natural Veicular, a empresa está a expandir igualmente as actividades e a reforçar a sua capacidade de abastecimento estando previsto para breve a abertura do posto GNV de Marracuene, entre outros pontos.

Em termos de postos de abastecimento, o director executivo disse ao MZNews que são necessários cerca de 60 postos para a cobertura nacional.

João das Neves revelou ainda à nossa reportagem que até ao momento a empresa já investiu cerca de 400 milhões de Meticais nos postos de GNV e na conversão de viaturas que constituem o actual parque automóvel, sendo necessário para a cobertura nacional mais 3100 milhões de Meticais.

De referir que O gás natural veicular é produto 100% moçambicano e se apresenta como a verdadeira solução para a redução dos custos de transportes e a redução da dependência dos preços dos combustíveis líquidos importados além de ser muito menos poluente e por isso mais amigo do ambiente.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.