União Europeia apela “à contenção e à calma de todas as partes” face aos protestos pós-eleitoral

União Europeia apela “à contenção e à calma de todas as partes” face aos protestos pós-eleitoral

Numa mensagem publicada na rede social X, o Vice-Presidente da Comissão Europeia, Josep Borrell disse ter falado ao telefone com a chefe da Missão de Observação Eleitoral da União Europeia (MOE UE) Laura Ballarín Cereza face aos protestos contra os resultados eleitorais em Moçambique.

“Concordamos com a necessidade de responsabilização, respeito pelo Estado de direito, transparência e processos adequados nas próximas fases do processo eleitoral, apelando ao diálogo político, à contenção e à calma de todas as partes”, escreveu Borrell no sábado, numa publicação citada pela VOA.

A agitação tem abalado Moçambique desde as eleições de 09 de Outubro, que foram ganhas pelo partido Frelimo, no poder desde 1975, mas denunciadas como fraudulentas pelos partidos da oposição.

O principal candidato da oposição, Venâncio Mondlane, convocou protestos a nível nacional de 31 de Outubro a 7 de Novembro, estando prevista uma manifestação final em Maputo.

No sábado (02), centenas de pessoas que se tinham reunido para protestar contra os resultados eleitorais em Maputo foram dispersadas pela polícia com gás lacrimogéneo e balas de borracha, de acordo com os repórteres da AFP no local.

Moçambique impôs restrições à Internet desde o início da violência pós-eleitoral, incluindo o bloqueio do acesso ao Facebook, Instagram e WhatsApp.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.