UE vai investir 190 milhões de euros em novos projectos de energias renováveis

UE vai investir 190 milhões de euros em novos projectos de energias renováveis

O embaixador da União Europeia (UE) em Moçambique, António Maggiore, anunciou que a organização de países vai investir cerca de 190 milhões de euros em novos projectos de energias renováveis de modo a aproveitar o potencial da Pérola do Índico.

Moçambique tem capacidade para gerar 15,0GW de energia hídrica – o maior potencial na Africa Austral –, mas apenas aproveita pouco mais de 2000MW, segundo o “Notícias”.

O país tem todo o potencial para ser o polo de referência na produção de energia hídrica na região, mais ainda com a implementação do projecto de construção da barragem Mphanda Nkuwa (1500MW), associados a Cahora Bassa Norte (1245MW), Boroma (200MW) e Chemba (600MW).

O representante europeu falava à margem da abertura da conferencia empresarial sobre energias renováveis organizada pela Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER).

Na ocasião, Maggiore reconheceu igualmente o potencial fóssil e renovável, capazes de gerar energia para fornecer e alcançar a meta de acesso universal a energia e viabilizar projectos de desenvolvimento.

Mas também, considerou que Moçambique precisa de determinar a fonte de energia a utilizar tendo em conta o custo-benefício.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.