O United Bank for Africa (UBA) – Moçambique foi distinguido com o prémio de “Melhor Programa de Responsabilidade Social” na edição 2025 dos COMARP Awards, evento inserido no Fórum de Comunicação, Marketing e Relações Públicas, a maior plataforma em Moçambique dedicada a profissionais e organizações das áreas de comunicação, marketing e relações públicas, realizado em parceria com a Southern Africa Community Marketing Association (SADCMA).
O reconhecimento foi atribuído ao UBA Moçambique pelo impacto do Tony Elumelu Entrepreneurship Program, uma iniciativa que tem transformado a vida de milhares de jovens empreendedores em Moçambique e em todo o continente africano. O programa distingue-se por impulsionar o desenvolvimento económico sustentável através de formação, mentoria, financiamento inicial e acompanhamento de projetos.
Para o UBA, esta distinção reafirma o seu compromisso contínuo com o empreendedorismo, a inovação e o investimento no futuro dos jovens africanos, promovendo impacto social duradouro e crescimento económico inclusivo.
Durante a cerimónia, o administrador-delegado do UBA Moçambique, Pedro Maranguene, reforçou a importância do prémio, salientando que graças a esse apoio, jovens visionários não só têm conseguido lançar os seus negócios, como também gerar empregos e dinamizar as economias locais.
“Este prémio não pertence apenas ao UBA ou à Fundação Tony Elumelu. Pertence a todos os jovens empreendedores que, com resiliência, criatividade e determinação, estão a transformar Moçambique e o continente africano. Continuaremos firmes no compromisso de apoiar e impulsionar o potencial africano”, assinalou o administrador-delegado do UBA Moçambique.
Maraguene acrescentou ainda que o empreendedorismo é essencial para o conceito de Africapitalismo, defendido pelo presidente do grupo UBA Tony Elumelu, segundo o qual o sector privado africano deve desempenhar um papel de liderança no desenvolvimento do continente através de investimentos de longo prazo que criem valor social e económico.
Desde a sua criação, o Programa de Empreendedorismo TEF já capacitou cerca de 2,5 milhões de jovens africanos através da plataforma digital TEFConnect, destinou mais de 100 milhões de dólares em financiamento direto a mais de 21000 empreendedores e contribuiu para a criação de 1,5 milhão de empregos diretos e indiretos. Estima-se que, com estas iniciativas, mais de 2 milhões de africanos tenham sido retirados da pobreza.
(Foto DR)


Deixe uma resposta