O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recomendou na sexta-feira a aplicação de uma taxa alfandegária de 50% à União Europeia, depois de se ter queixado de que as negociações não estão a correr bem e de Bruxelas ser “difícil de lidar”.
Trump partilhou estas ideias nas redes sociais, sugerindo que este imposto começasse a ser aplicado a 1 de Junho, ou seja, daqui a menos de um mês.
O presidente dos Estados Unidos disse que pretende cobrar taxas de importação mais elevadas sobre os produtos provenientes da União Europeia, um aliado de longa data dos EUA, do que da China, um rival geopolítico cujas tarifas foram reduzidas para 30% este mês, para que Washington e Pequim pudessem continuar negociações.
Trump mostrou-se aborrecido com a falta de progressos nas negociações comerciais com a União Europeia. Bruxelas tem insistido em reduzir os direitos aduaneiros para zero, apesar de Trump insistir publicamente na manutenção de um imposto de base de 10% sobre a maioria das importações.
“As nossas discussões com eles não estão a levar a lado nenhum”, publicou Trump na rede Truth Social. “Portanto, estou a recomendar uma tarifa direta de 50% sobre a União Europeia, a partir de 1 de junho de 2025. Não há tarifas se o produto for construído ou fabricado nos Estados Unidos”.
Bruxelas não quis comentar as palavras do presidente dos Estados Unidos.
De referir que a União Europeia e os Estados Unidos têm estado a negociar um novo acordo comercial e muito recentemente houve partilha de documentos com posições radicais. (Texto: Euronews)
Deixe uma resposta