Três países africanos avançam com o gás para transportes

Três países africanos avançam com o gás para transportes

O mercado global para a aplicação do gás como combustível veicular está a expandir-se rapidamente e os países africanos produtores de gás natural estão bem posicionados para maximizar os seus recursos através da utilização do gás na indústria automóvel.

Três países estão a liderar neste aspecto, com uma série de programas lançados na Nigéria, Egipto e Guiné Equatorial que visam acelerar a utilização do gás no sector dos transportes.

Nigéria

A Nigéria continua a fazer progressos para maximizar os seus 200 biliões de pés cúbicos de reservas de gás natural com o lançamento do Programa Nacional de Expansão de Gás em 2020. Com o objectivo de instalar veículos a gás natural comprimido (GNC) e as respectivas infra-estruturas de carregamento, o Governo Federal da Nigéria anunciou o início oficial do projecto em Março de 2022.

Pouco tempo depois, a Nigéria assinou um acordo com o Irão que prevê a cooperação entre os dois países no domínio da utilização do gás como combustível para veículos. O acordo lançou um programa de sete anos que prevê a construção, por empresas iranianas, de 1.000 estações de serviço de GNC e 70 centros de conversão, visando mais de um milhão de veículos. A metrópole de Lagos também lançou uma frota de autocarros movidos a GNC como parte do objectivo do governo federal de aumentar a utilização do gás na indústria dos transportes.

Egipto

O Egipto está a acelerar a penetração do gás na indústria dos transportes, com o país a lançar vários programas destinados a maximizar a utilização de recursos de gás de origem local como uma opção de combustível alternativo, reduzindo simultaneamente a dependência de importações de energia dispendiosas.

Só em 2022, o país estabeleceu o objectivo de duplicar as estações de GNC para 1.000 até ao final do ano. Além disso, cerca de 350 autocarros a gasóleo foram convertidos para funcionar a gás, com objectivos mais ambiciosos de converter 2 200 autocarros num período de cinco anos, bem como cerca de 3,5 milhões de motociclos de três rodas. O país também iniciou uma campanha de construção de infra-estruturas de carregamento de gás em grande escala, tendo o número de carregadores duplicado aproximadamente para atingir 800 só em 2022. A TotalEnergies, um dos maiores retalhistas de combustíveis do Egipto, tem 12 estações de gás natural em todo o país até à data.

Entretanto, em Março de 2023, a Egyptian International Company for Gas Technology (GasTech), em parceria com o Ministério do Petróleo e dos Recursos Minerais, lançou o primeiro centro móvel do país para converter automóveis convencionais para funcionarem a gás natural. O centro tem uma capacidade de conversão de 20 veículos por dia.

Guiné Equatorial

Num esforço para aumentar o impacto do seu Mega Hub de Gás – uma iniciativa que visa maximizar as reservas de gás natural de 1,5 triliões de pés cúbicos da Guiné Equatorial, bem como as reservas ociosas nas bacias offshore regionais – a Guiné Equatorial está a dar passos em frente no sentido de acelerar a utilização do gás no sector dos transportes. Em 2022, o Ministério das Minas e Hidrocarbonetos deu início a um programa com a empresa de energia egípcia TAQA Arabia para o fornecimento de veículos movidos a GNC e infra-estruturas de carregamento na Guiné Equatorial. (Energy Capital Power)

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