Transportadores nacionais da rota Maputo-Durbam em vias de decretar falência

Transportadores nacionais da rota Maputo-Durbam em vias de decretar falência

O Secretário-geral da Moçambique África do Sul Transportes Associados (MOSATA), Francisco Manjate, afirma que os operadores moçambicanos de transporte, na rota Maputo-Durban (África do Sul) podem, em breve, decretar falência por estarem há vários dias sem trabalhar.

Devido aos tumultos que se registam no país vizinho, os transportadores moçambicanos somaram prejuízos não estando a trabalhar com normalidade. Manjate, citado pelo Notícias, disse que os sul-africanos estão a trabalhar sem sobressaltos.

“Isso praticamente leva-nos a um caminho de falência. Estamos preocupados” disse, revelando que diversas associações realizaram, na semana passada, uma reunião geral para avaliar a situação. Decidiu-se, para já, dialogar com as partes sul-africanas para se encontrar soluções.

Na semana passada, o MZNews teve acesso a imagens de motorista estrangeiros a África do Sul, operadores de camiões de alta tonelagem com matrícula sul-africana, sendo obrigados a parar os veículos, entregar as chaves e irem-se embora sob ameaça de morte.

Desde os episódios de incendio a veículos de matrícula moçambicana em território sul-africano, os transportadores optam por chegar a África do Sul atravessando o reino do eSwatini.  Eles consideram o itinerário mais longo e dispendioso.

Dos indicam que foram incendiadas 15 viaturas, 10 das quais eram particulares e cinco de transporte de passageiros. E, parta evitar tais situações, os transportadores optam por viajar com carros de matrícula sul-africana.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.