Transformando sonhos em realidade

Transformando sonhos em realidade

Allen Macuácua começou a empreender aos 12 anos. Hoje ainda na flor da idade dirige a First Education, uma plataforma cujo objectivo final é ajudar estudantes a concretizar o sonho de estudar no exterior.

Foi da necessidade de resolver um problema existente na sociedade moçambicana que Allen Macuácua decidiu criar a First Education, uma plataforma cujo objectivo principal é ajudar os estudantes a realizar o sonho de estudar no estrangeiro.

“Acredito que para a maioria dos estudantes tratar de assuntos de candidatura para uma bolsa de estudo nas universidades fora do país, seja algo difícil. É um stress, exige-se muita documentação e há muita gente com falta de informação, eu mesmo fui testemunho ocular disto”, refere o jovem que encarrou estas dificuldades como uma oportunidade de negócio.

“Então pensei, e se existisse alguém que pudesse tirar este peso dos estudantes…de modo a encaminhá-los e ajudar…. foi neste fio de pensamento de resolver um problema patente que surge a Firsts Education”, explica.

A veia empreendedora revelou-se um sucesso pouco tempo depois, com o arranque da First Education, em 2019.  Se no início  quatro anos atras, tinha um computador com acesso a internet e só conseguia agenciar cinco estudantes…hoje vive uma estória diferente.

“Estamos aqui. Somos já uma agência a crescer no mercado”, diz orgulhoso. “Como First Education prestamos quatro tipos de serviços: o autofinanciamento, cursos online, ano preparatório e bolsas de estudo que podem ser completas ou incompletas”, refere, e de seguida acrescenta que “no fundo nós somos uma ponte entre o estudante e as universidades de diversos países”.

“Todo o processo para a obtenção de uma bolsa de estudo é connosco. Desde o processo da candidatura até a fase de aceitação do estudante na Universidade, incluindo a, hospedagem. Claro, isso tudo dependendo também do budget que o estudante tem para gastar”, detalha.

Allen revela ao MZNews que neste processo todo conta com parceiros de vários países do mundo.  “Trabalhamos com a China, Espanha, Malásia, Portugal, Holanda, Alemanha, entre outros países”.

“Agora estamos numa fase em que temos verificado muita adesão. Temos conseguido em média mandar 100 estudantes anualmente para diversas universidades fora do país, algo que não imaginávamos que pudéssemos conseguir em tão pouco tempo da nossa caminhada”, diz o ′pequeno′ empresário que escusou-se de revelar a sua idade.

Como tudo começou

Desde muito cedo que Allen Macuácua vem demostrando interesse pelo empreendedorismo e não só. “Aos meus 12 anos comecei como um revendedor de diversos artigos e acessórios de produtos electrónicos na Mac Corporation”, conta o agora empresário.

Allen revela que tudo começou por querer satisfazer alguma curiosidade que carregava dentro de si. “Acho que sempre fui um jovem que anda um pouco diferente dos outros, meus interesses sempre foram um pouco diferentes.  Com seis anos já lia, investigava e via que há muitos mercados que cá em Moçambique não estavam a ser desenvolvidos ou explorados.  Então desta curiosidade ia nascendo a vontade de querer empreender, de querer pesquisar mais”, explica.

E foi essa vontade e curiosidade que lhe encaminharam para o sucesso que é hoje a First Education. “Sabe, no  início éramos três, agora a First Education conta com 11 funcionários”, refere.  Allen diz que com o negócio quer ganhar dinheiro, mas o maior objectivo como uma agência académica é realizar sonhos de muitos estudantes.

“Sim, conseguir mandar maior número possível de estudantes para fora do país é um dos maiores objectos da First Education”, assume. Além de ser empreendedor, Allen é também activista social. Duas actividades que se enquadram num único objectivo. “Trabalhar em algo que não impacta só a mim, mas também a comunidade de forma geral, essa é que é minha maior satisfação”, refere o jovem.

“E uma das formas que encontrei de fazer isso é enquadrar o lado social com o lado empreendedor…a First Education é uma instituição privada, mas também tem a componente social e esta a causar muito impacto nas comunidades”,  detalha para o MZNews.

“Temos conseguido em média mandar 100 estudantes anualmente para diversas universidades fora do país, algo que não imaginávamos que pudéssemos conseguir em tão pouco tempo da nossa caminhada”, diz o pequeno empresário que escusou-se de revelar a sua idade.

Para quem tem o sonho de empreendedor, Allen deixa um conselho: “é preciso cultivar uma mentalidade empreendedora e a única forma de fazer isso, é trabalhar para tal, pesquisando, investindo e lendo”, refere. Allen diz ainda que “para fazer algo diferente, também devemos ser diferentes”.

“Nos planos imediatos de crescimento não são sonhos, são objectivos”, adverte. Allen espera conseguir mandar em média 1000 estudantes para fora do país. “Isso não só ao nível nacional, mas também ao nível de África, seria fantástico”, diz optimista.

Estudantes africanos conseguindo bolsas de estudos através da First Education pode até parecer audacioso de mais, mas para quem começou como revendedor de acessórios de produtos electrónicos e chegou a esta fase, conseguir essa façanha  até nem parecer tão improvável assim.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.