Trabalhar em grupo ou em equipa é a mesma coisa? Entenda tudo aqui

Trabalhar em grupo ou em equipa é a mesma coisa? Entenda tudo aqui

Muitas vezes diz-se que os colaboradores de uma empresa devem trabalhar em grupo ou em equipa. Na maioria dos casos isto pode implicar partilhar o mesmo espaço. Mas, o fundamental em tudo isto é eles estarem em sintonia, uns com os outros.

O trabalho em grupo se difere do trabalho em equipa, embora os dois levem ao alcance de um objectivo comum. A clarividência disto pode não ser tão óbvia quanto parece, mais ainda porque erroneamente esses dois termos (grupo e equipa) são interpretados como sinónimos. O MZNews preparou para si algumas linhas de distinção que o vão ajudar a diferenciar estes tipos de trabalhos.

A procura de melhores resultados em todo e qualquer sector de actividades é o fundamental e isso incentiva os gestores a optarem por trabalhos colectivos, pois a qualidade do trabalho está directamente ligada à organização do trabalho.

Trabalho em Grupo Vs Trabalho em equipa

  • Grupo

No trabalho em grupo, os trabalhadores, que muitas vezes possuem habilidades e competências semelhantes, sabem o que devem fazer para alcançar os objetivos da corporação. Cada um dos envolventes faz simplesmente o que lhe compete sem se importar com o estágio de desenvolvimento das actividades de seus colegas, pois o que importa é apenas o resultado e não como as coisas ocorrem até lá se chagar. Um grupo não é  necessariamente uma equipa, e aí pode haver até cenários de competição pelo facto de cada trabalho ser independente.

  • Equipa

Uma equipa é constituída pelo mesmo espírito. Tal como no trabalho em grupo existe sempre um fim a ser alcançado, porém este fá-lo com um propósito. Uma equipa preocupa-se mais com o modo de desenvolvimento do trabalho e não com as tarefas em si, procurando sempre manter um ambiente são e de alto-astral.

Os trabalhos de um integrante de uma equipa complementam o que foi realizado pelo outro, sendo que a cooperação de todos garante que o resultado desejado seja verdadeiramente alcançado.

Esta maneira de realizar o trabalho cria um ambiente criativo, com comunicação holística, troca de experiências e transparência. Os conflitos e críticas podem até existir neste contexto, mas geralmente são resolvidos por meio da troca de feedbacks e são vistos como uma forma de crescimento e aprendizagem para todos os membros da equipa.

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