TotalEnergies já trabalha com vista a retoma do projecto de Afungi

TotalEnergies já trabalha com vista a retoma do projecto de Afungi

O diretor-geral do projecto Mozambique LNG, em curso na província de Cabo Delgado, Afungi, diz que sua empresa já está avaliando a possibilidade de retomar suas actividades.

Stephane Le-Galles, que falava ontem em Maputo, durante a 7ª Cimeira e Exposição de Gás e Energia de Moçambique, disse que a TotalEnergies está a trabalhar em estreita colaboração com o governo moçambicano, sociedade civil, organizações e parceiros, para superar os desafios actuais.

“Apesar de ter declarado Força Maior, há esforços contínuos para decidir a retoma. Temos de assumir que é difícil operar num ambiente conturbado”, disse o responsável de um dos maiores projectos de exploração de gás em África.

A fonte disse ainda que, apesar da suspensão das suas actividades em Afungi, a petrolífera mantém a sua visão de desenvolvimento em Moçambique, tendo por base assegurar a conexão entre exploração de recursos, desenvolvimento de conteúdo local e industrialização do país, olhando para o enorme potencial energético Moçambique.

De referir que a TotalEnergies suspendeu os projectos no ano passado após um ataque terrorista contra a vila de Palma em 24 de Março, que deixou mais de uma dezena de pessoas mortas, enquanto muitas outras fugiram da região para buscar refúgio em lugares mais seguros.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta