Tongaat Hulett mantém-se focada na recapitalização da empresa

Tongaat Hulett mantém-se focada na recapitalização da empresa

A multinacional Tongaat Hulett, que explora as açucareiras de Mafambisse, em Sofala, e de Xinavane, província de Maputo, diz estar comprometida em manter a sua actividade em todas as operações no país, ao mesmo tempo que continuam os esforços para a sua recapitalização, refere um comunicado  da empresa.

Entretanto, numa nota, a Tongaat confirma que esteve em contactos com um investidor interessado nas operações da empresa.

“Não estamos em condições de fornecer quaisquer detalhes de quem se aproxime de nós, mas podemos confirmar que uma parte nos abordou a este respeito com uma expressão de interesse inicial e exploratória não vinculativa”, refere a empresa através da nota.

Mesmo com este aparente interesse, o foco da empresa continuar sendo a recapitalização da empresa.

“É importante notar que a Tongaat continua empenhada numa recapitalização e permanece firme na opinião de que um aumento de capital é uma melhor alternativa às vendas estratégicas de activos”, sustenta a companhia açucareira.

Nas duas fábricas que detém, a Tongaat Hulett é responsável em cerca de 60% da produção do açúcar nacional.  Além de grandes produtores comerciais que a abastecem, a companhia também tem apostado num sistema de fomento de produção de cana-de-açúcar envolvendo as comunidades locais.

Actualmente integra mais de três mil pequenos produtores independentes, organizados individualmente ou em associações.

Há pouco tempo, estes pequenos produtores eram responsáveis pelo fornecimento de perto de 38% de cana usada para o fabrico do açúcar.

Segundo dados partilhados recentemente, a Tongaat indicava que pretendia obter recursos que deverão ser utilizados para reposicionar o grupo de forma sustentável e ajudar a assegurar o futuro dos seus cerca de 29 mil trabalhadores em operações na África do Sul e Moçambique.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.