Tirupati Graphite consegue financiamento para aquisição da concessionária da mina de Balama

Tirupati Graphite consegue financiamento para aquisição da concessionária da mina de Balama

A empresa britânica de grafite Tirupati Graphite revelou na terça-feira que angariou cinco milhões de libras (cerca de 6,1 milhões de dólares americanos, à taxa de câmbio actual) através de uma colocação institucional e privada de 14.285.714 novas acções ordinárias a 35 cêntimos cada.

Tirupati explicou numa nota aos investidores que os fundos vão garantir que a empresa terá os recursos financeiros para cumprir todas as suas obrigações de completar a aquisição de 3,5 milhões de libras esterlinas da Suni Resources, juntamente com capital de exploração para desenvolver os projectos de mineração de grafite da Suni.

A Suni é a subsidiária moçambicana da Battery Minerals, que detém concessões para a exploração de grafite em Balama e Montepuez, na província de Cabo Delgado, no norte do país.

O regulador governamental, o Instituto Nacional de Minas, confirmou que pretende aprovar a transferência das concessões mineiras da Suni para Tirupati depois de lhe ser concedida uma garantia bancária de 76 milhões de meticais (cerca de 1,2 milhões de dólares) para cobrir a concessão da concessão mineira do projecto Central de Balama e a liquidação do imposto sobre ganhos de capital de cerca de 107 milhões de meticais.

De acordo com o director executivo da Tirupati Graphite, Shishir Poddar, “estamos encantados por termos recebido apoio institucional e de outros investidores para a angariação de fundos, o que nos fornece os recursos financeiros para cumprir as obrigações para a conclusão da transacção Suni”.

Poddar explicou que “os Projectos Balama Central e Montepuez que são detidos pela Suni Resources, estão ambos totalmente licenciados para produção de 150.000 toneladas por ano de grafite em flocos. Em Montepuez, a construção do primeiro módulo de 50.000 toneladas por ano foi iniciada pela Battery com o desenvolvimento da fábrica e a construção de tanques de decantação concluídos e instalações residenciais para cem pessoas construídas no campo base”.

Ele acrescentou que “estamos entusiasmados por estarmos agora em posição de avançar com a conclusão da aquisição da Suni, o que nos permitirá acrescentar estes projectos ao portfólio de grafite Tirupati e acreditamos que a aquisição destes projectos colocará a empresa numa posição forte para avançar com as suas discussões em curso com o sector de veículos eléctricos, para além de outros”.

Numa declaração separada, o presidente do conselho de administração da Battery Minerals, David Flanagan, disse “gostaríamos também de agradecer ao governo moçambicano pela sua assistência neste processo que, em última análise, irá proporcionar um novo projecto de grafite de classe mundial em Moçambique”.

Moçambique é uma importante fonte global de grafite mineral estratégica com o projecto da Syrah Resources, que também está localizado em Balama, tendo a capacidade de produzir 350.000 toneladas de concentrado de grafite por ano ao longo da sua vida de cinquenta anos de mina. Além disso, a Triton Minerals confirmou que vai desenvolver o seu projecto de grafite, também em Cabo Delgado, com uma produção planeada de 50.000 toneladas de concentrado por ano.

O grafite é uma forma de carbono que é altamente valorizada devido às suas propriedades como condutor de electricidade. É utilizado em baterias e células de combustível e é a base para o “material milagroso” grafeno, que é o material mais forte alguma vez medido, com vasto potencial de utilização nas indústrias electrónicas. (ClubofMozamboque)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.