TikTok corre o risco de ser banido da União Europeia

TikTok corre o risco de ser banido da União Europeia

O TikTok tem estado debaixo de fogo nos últimos tempos e enfrenta agora um ultimato: caso não cumpra a legislação europeia, a rede social poderá ser banida da União Europeia (UE).

Quem dá o alerta e Thierry Breton, comissário dos Mercados Internos da organização, salientando que é «inaceitável que os utilizadores consigam aceder a conteúdo prejudicial e que pode colocar a sua vida em perigo numa questão de segundos».

Segundo o Notícias ao Minuto, esta novidade chega depois de o profissional em questão se ter reunido remotamente com o CEO do TikTok, Shou Zi Chew, salientando que a União Europeia não irá hesitar em aplicar todas as sanções para proteger os cidadãos se as normas previstas pelo Digital Services Act (DSA) não forem revistas e reajustadas até dia 1 de Setembro deste ano.

Em resposta, o TikTok garante que está comprometido com o DSA e que já definiu as mudanças a serem feitas para cumprir as regras europeias, que incluem também o GDPR – General Data Protection Regulation, que prevê a protecção de dados dos utilizadores.

A ameaça que paira sobre o TikTok não é novidade para a plataforma chinesa, já que ao longo dos últimos anos os Estados Unidos da América têm deixado alertas semelhantes. No caso do território norte-americano as preocupações passam também pelo acesso de dados dos utilizadores por colaboradores chineses da app: no final de 2022, o TikTok admitiu ter acedido aos dados de dois jornalistas para tentar obter informação.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.