Um grupo de terroristas islâmicos na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, lançaram a sua primeira operação naval significativa no sábado (11), quando duas lanchas rápidas abordaram um navio oceanográfico russo ao largo da ilha de Tambuzi, perto da vila de Mocimboa da Praia.
De acordo com um relatório do jornal electrónico, “Mozambique Times”, citado pela AIM, o ataque ocorreu por volta das 15h20, a cerca de quatro milhas náuticas a leste da ilha. De acordo com fontes de segurança citadas pelo jornal, as lanchas abriram fogo sobre o navio russo “Atlantida K-1704”, que escapou fugindo para águas mais profundas e afastadas da costa.
Por volta das 16 horas, foi captado um sinal de socorro, presumivelmente proveniente do navio russo. Embora a transmissão fosse fraca, as palavras “pirata” e “ataque” podiam ser ouvidas, confirmando um incidente grave. Às 16h45, o “Atlantida K-1704” contactou um navio próximo para o alertar da presença dos atacantes e da sua localização exacta.
Esta é a primeira vez que os terroristas atacam um navio de bandeira estrangeira. Anteriormente, as actividades terroristas no mar restringiam-se ao ataque a barcos de pesca e ao rapto de pescadores. As autoridades moçambicanas ainda não comentaram o incidente.
(Foto DR)
Deixe uma resposta