Terrorismo: Ruanda envia mais dois mil militares para Moçambique

Terrorismo: Ruanda envia mais dois mil militares para Moçambique

A República de Ruanda, enviou nesta segunda-feira (31) mais de dois mil forcas militares para Moçambique para “aliviar” seus colegas” que lutam contra o terrorismo que assola a província de Cabo Delgado desde 2017.

O contingente que partiu segunda-feira de Kigali, liderado pelo major-general Alexis Kagame, integra uma força de mais de 2.000 militares ruandeses sediada na província de Cabo Delgado.

De acordo com uma nota divulgada no portal The New Times, o grupo de militares ruandeses, que partiu da cidade de Kigali, segue sob a liderança do major-general, Alexis Kagame.

“Este destacamento resulta das fortes relações bilaterais entre a República do Ruanda e a República de Moçambique.

Antes da partida, o o Maj Gen Nyakarundi instou os seus militares a manter o mais alto nível de comprometimento, disciplina, dedicação e humildade ao servir a população da provincia de Cabo Delgado.

“Este destacamento resulta das fortes relações bilaterais entre a República do Ruanda e a República de Moçambique.”

A Ruanda tem sido um verdadeiro parceiro estratégico de Moçambique na luta contra o terrorismo na Província de Cabo Delgado desde 2021.

A pedido do governo moçambicano, foi precisamente em Julho de 2021  que terá iniciado o primeiro envio de militares e policiais para a província de Cabo Delgado, onde terroristas islâmicos causaram estragos por meia década, matando civis e desalojando centenas de milhares.

De referir que o Presidente Filipe Nyusi, esteve este fim-de-semana no Ruanda e reuniu-se com o seu homólogo Paul Kagame.

Dados oficiais apontam para mais de 4000 mortes e pelo menos um milhão de deslocados desde o início do conflito naquela Província.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.