Terceira vaga faz Moçambique reavaliar resposta à Covid-19

Terceira vaga faz Moçambique reavaliar resposta à Covid-19

Risco de esgotamento de camas e reservas de oxigénio nalgumas províncias deve ser discutido em reunião com parceiros. ONU, parceiros e autoridades podem reforçar cadeias de oxigénio, mas “precisam definir um plano”.

As Nações Unidas (ONU), parceiros e Governo moçambicano reúnem-se esta sexta-feira (09.07), em Maputo, para reavaliar o plano de resposta à Covid-19. O encontro ocorre numa altura em que a uma terceira vaga assola o país.

“É um plano dinâmico”, pelo que o encontro deverá ajudar a “decidir como melhor apoiar os esforços de luta contra o novo coronavírus e a situação gerada pelas novas variantes no país”, acrescentou uma fonte ouvida pela agência Lusa.

Na quarta-feira, o ministro da Saúde, Armindo Tiago alertou para o risco de esgotamento das camas e reservas de oxigénio para tratar os casos mais graves nalgumas províncias.

Fonte ligada ao processo explicou à Lusa que esse será um dos temas na reunião, uma vez que as agências das Nações Unidas, parceiros e autoridades têm forma de apoiar e reforçar as cadeias de oxigénio, sendo apenas necessário definir um plano de atuação.

O grupo da ONU é liderado Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), sendo o grupo de parceiros dirigido pelo Banco Mundial. Moçambique vive desde Junho uma aceleração no número de infeções e mortes por covid-19, registando um total acumulado de 934 mortes e 83 485 casos de covid-19, 86% dos quais recuperados.

Partilhar este artigo