TABEF 2025: Moçambique convida empresários turcos para investir nos corredores logísticos nacionais

TABEF 2025: Moçambique convida empresários turcos para investir nos corredores logísticos nacionais

O Secretário de Estado da Indústria e Comércio, António Grispos, destaca os sectores de energia, agricultura e infra-estrutura como pilares para a cooperação bilateral entre Moçambique e Turquia, convidando o empresariado local para expandir investimentos aos corredores logísticos de Nacala, Beira e Maputo.

Segundo o governante que falava durante um encontro dos ministros de Indústria e Comércio do continente africano, no âmbito do Fórum Económico e Empresarial, Turquia-África (TABEF 2025), as infra-estruturas logísticas e corredores de transporte, que ligam Moçambique aos mercados regionais, são uma excelente oportunidade para o empresariado turco.

“Convidamos as empresas turcas a participarem no desenvolvimento de portos, estradas, centrais energéticas e corredores logísticos”, referiu Grispos, sublinhando que os sectores referidos representam oportunidades de longo prazo para investidores e parceiros industriais turcos.

Segundo uma publicação da AIM, o governante, apresentou uma visão clara para o futuro das relações económicas entre Maputo e Ancara, sublinhando a importância de uma cooperação baseada em transferência tecnológica, desenvolvimento industrial e integração regional, reafirmando o compromisso em aprofundar parcerias económicas estratégicas e atracção de investimentos turcos em sectores prioritários como energia, agricultura, indústria e logística.

Mais adiante, o dirigente destacou o potencial energético de Moçambique, com enfoque nos recursos naturais e oportunidades para investimentos em infra-estruturas. “Moçambique tem gás, energia hídrica, solar e energia eólica, que representam um grande potencial para a cooperação industrial.”

Além da energia, a agricultura também apresenta-se como área estratégica, com interesse na modernização agrícola, irrigação, produção de fertilizantes e agro-processamento. “Estamos entusiasmados em aprofundar a cooperação com a Turquia nestes domínios”, destacou.

Por sua vez, o ministro do Comércio da Turquia, Ömer Bolat, reafirmou o compromisso do seu Governo com África, fixando como meta para o alargamento do volume de comércio bilateral para 40 mil milhões de dólares nos próximos anos.

“Estamos a construir uma nova geração de parcerias baseadas em respeito mútuo, cooperação industrial e prosperidade partilhada”, declarou Bolat.

 

(Foto DR)

Receba a nossa Newsletter

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.