O governo suíço vai desembolsar mais de 600 milhões de meticais para a implementação da terceira fase do Programa Governação Transparente para Água, Saneamento e Saúde, nos próximos 4 anos, em Niassa.
O valor servirá para a construção de infra-estruturas de água, saneamento do meio e promoção de Educação, nos distritos de Chimbonila, Lago, Sanga, Lichinga, Mandimba, Metarica e Mecanhelas.
Face aos desafios constatados nas fases 1 e 2 do projecto, o oficial sénior da embaixada da Suíça, em Moçambique, Fernando Pililão, apelou ao governo para o cumprimento, com os prescritos, do acordo bilateral, para não incorrer no risco de perda de financiamento.
“Notamos o uso de viaturas para fins que não estão destinados e achamos que isso deve se corrigir, por exemplo, também vemos que algumas actividades que devem passar por um visto do Tribunal administrativo não está sendo cumprido esse requisito e são normas do próprio estado, nós não trazemos normas da embaixada da Suíça, nós seguimos nomas. O que nós temos que fazer é fortalecer o nosso nível de avaliação do risco”, disse.