Subida de juros no Canadá já levou à queda nos preços das casas

Subida de juros no Canadá já levou à queda nos preços das casas

Um dos mercados imobiliários com maior risco de bolha imobiliária está a reduzir a pressão. Os preços das casas no Canadá caíram 0,6% ao mês em Abril, marcando a primeira quebra em dois anos, juntamente com uma baixa de 12,6% nas vendas, de acordo com agentes imobiliários locais.

Segundo o portal idealista, os especialistas acreditam que a subida das taxas de juro, decidida pelo banco central do país, a par da recente interdição aos estrangeiros na compra de casas, está a começar a ter efeito no mercado residencial.

Os preços das casas no Canadá aumentaram até 24% nos últimos 12 meses e não pararam de crescer desde o início da pandemia da Covid-19, segundo dados da Canadian Real Estate Association. A mudança de tendência verificada em Abril deve-se, entre outras coisas, às medidas aplicadas pelo Banco Central do Canadá como a subida das taxas de juro para combater a inflação, que está no seu nível mais elevado dos últimos 30 anos.

Os mercados defendem que a taxa de juro, que começou o ano em 0,25%, terá que subir para 3% no próximo ano. As baixas taxas de juros aplicadas durante o período de pandemia ajudaram a economia a superar a crise da Covid-19, mas levaram o mercado imobiliário a patamares próximos do rebentar de uma bolha imobiliária. E para tentar resolver os problemas de acesso à habitação que se têm vindo a registar nos últimos anos, as autoridades decidiram mesmo restringir a compra de casas por estrangeiros.

“Depois de alguns anos sem precedentes, os mercados imobiliários em muitas partes do Canadá arrefeceram um pouco nos últimos meses, de acordo com o aumento das taxas de juros e da taxa de esforço do comprador”, disse Jill Oudil, presidente da Associação de Correctores de imóveis canadianos.

A inflação está a provocar ser um problema global, que se junta numa combinação de altos preços agravados ​​pela invasão da Ucrânia pela Rússia e problemas nas cadeias de abastecimento. E os mercados financeiros não têm ficado imunes – ações e criptomoedastêm vindo a cair nas últimas semanas – ao mesmo tempo que as autoridades lutam para controlar os preços.

A confiança dos consumidores canadianos registou a sua maior queda semanal desde abril de 2020. No mercado imobiliário local, as quedas de preços das casas no mês passado foram mais acentuadas nas comunidades menores de Toronto, que tiveram alguns dos ganhos mais acentuados durante a pandemia, graças aos benefícios do teletrabalho.

As periferias de cidades como Oakville e Milton viram os preços de referência caírem 5,6% em Abril em relação ao mês anterior, enquanto os preços na cidade de London (Ontário), a cerca de duas horas de carro de Toronto, caíram 4%. Além disso, 80% dos mercados locais em todo o país tiveram um declínio mensal nas transações, mostram os dados.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.