Standard Bank disponibiliza 18M de meticais para apoiar PMEs

Standard Bank disponibiliza 18M de meticais para apoiar PMEs

O Standard Bank lançou, esta quarta-feira, um concurso para apoiar pequenas e medias empresas nacionais. A ideia é incentivar as PMEs a incrementarem os seus negócios. O valor só vai chegar aos visados após um processo de selecção.

O concurso do banco denomina-se “Standard Bank Acelera o Seu Negócio” e tem como prémio máximo 18 milhões de meticais. A instituição disse não se tratar de uma linha de financiamento, mas sim de um valor que será distribuído às empresas que cumprirem com os requisitos de apuramento e sagrarem-se vencedoras, avançou esta quarta-feira a TVM.

A nossa fonte refere que, esta é uma iniciativa de solidariedade para PMEs clientes do banco e não só que viram seus negócios prejudicados pelos desastres climáticos e pela pandemia.

“Estas entidades devem estar a operar a pelo menos cinco anos, empregar um mínimo de dez colaboradores e sob gestão moçambicanos”, disse João Guirengane, Director da Banca de Negócios do Standard Bank. Esses critérios surgem como uma forma de assegurar um impacto socio-económico positivo para Moçambique, revelou Guirengane.

“O banco vai desembolsar 10% logo após os awards dos vencedores, mas os restantes 90% vão ser desembolsados de acordo com o progresso do plano de investimentos apresentado pela empresa concorrente”, disse Érica Noormahomed, Chefe do Departamento de Pequenas Empresas do Standard Bank.

As empresas têm um prazo de 30 dias para a submissão das suas candidaturas a contar a partir da data de lançamento do concurso.

As empresas selecionadas para participar do concurso terão um processo de capacitação “Bootcamp” e consequente monitoria dos projectos vencedores visando garantir rendimentos a altura de seus objectivos.

Partilhar este artigo