Standard Bank concede o maior empréstimo imobiliário da África Subsaariana

Standard Bank concede o maior empréstimo imobiliário da África Subsaariana

O Standard Bank conseguiu criar uma facilidade de refinanciamento de dívida multimilionária ligada à sustentabilidade o Grupo de Rendimentos Imobiliários Grit.

O empréstimo a prazo ligado à sustentabilidade e a facilidade de crédito rotativo, no montante máximo de 306 milhões de dólares, é considerado o maior do seu género até à data para o sector imobiliário da África Subsaariana (excluindo a África do Sul).

Os termos dos empréstimos estão centrados em permitir à Grit fazer mudanças ambientais, económicas e sociais positivas na forma como conduz os seus negócios.

“Ao refinanciar quase todas as nossas actuais exposições de dívida numa única facilidade ligada à sustentabilidade, estamos a racionalizar o nosso processo de gestão de empréstimos e a reforçar o nosso compromisso com os nossos objectivos do ESG, incluindo a redução das emissões de carbono e a igualdade de género”, disse o CEO do Grit, Bronwyn Knight.

O mecanismo sindicado – alinhado com os objectivos ambientais, sociais e de governação (ESG) do Grit – foi estruturado e liderado exclusivamente pelo Standard Bank.

O banco actuou como o único organizador principal e corretor de títulos mandatado para a transacção, que cobre os activos do Grit e as facilidades de crédito na Maurícia, Moçambique, Zâmbia, Gana e Senegal.

A imobiliária pan-africana disse em comunicado que o refinanciamento assegura que as suas estruturas de endividamento tenham prazos mais longos e sejam mais eficientes, flexíveis e a um preço óptimo.

O mecanismo está ligado aos objectivos do Grit de redução das emissões de carbono e igualdade de género, criando incentivos financeiros para transformar os activos e para proporcionar um maior impacto positivo aos investimentos.

Em 31 de Dezembro de 2021, o Grit tinha um total de 409,2 milhões de dólares de dívida pendente, composta de 362,9 milhões de dólares declarados e 46,2 milhões de dólares detidos pelos seus associados.

A nova facilidade de crédito vem repor os 279,1 milhões de dólares da dívida existente e assegura um financiamento adicional destinado ao projecto de reabilitação do Club Med Senegal.

O Grit disse que o refinanciamento beneficiou de um forte apoio dos seus financiadores sénior existentes, incluindo o Standard Bank, ABSA Group e Nedbank Group, que aumentaram a sua participação na sindicalização e substituíram a linha de crédito zambiana do Banco da China no valor de 76,4 milhões de dólares (em 31 de Dezembro de 2021), que está agora a ser totalmente reembolsada. (EN)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.