O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, iniciou a alocação do material de votação aos distritos, no âmbito das eleições presidenciais, legislativas e das assembleias provinciais, marcadas para 09 de Outubro corrente.
Numa publicação do jornal Notícias, o director provincial do STAE de Cabo Delgado, Cassamo Camal, avançou que o primeiro material alocado são urnas e cabines de voto, garantindo que os kits principais contendo cadernos e boletins de voto estarão nos locais de votação um dia antes da data das eleições.
“Exceptuando as cidades como Pemba, Montepuez e a vila de Chiúre, o material vai ser alocado nas primeiras horas do mesmo dia de votação. Neste momento o STAE provincial está recebendo o material principal, empacotar e catalogar em malas. Portanto, tudo está sendo acautelado ao detalhe para que não falhe nada”, disse Camal.
A fonte fez saber que devido à situação de insegurança em alguns distritos, o STAE recorrerá a meios aéreos e embarcações, para a distribuição do material de votação e afectação dos membros das mesas de voto.
“Refiro-me aos distritos da zona costeira como Mocimboa da Praia, Palma, Quissanga, Macomia e Ibo. Temos informações de existência de engenhos explosivos semeados em algumas estradas. Não queremos que os MMV e o próprio material de votação corram riscos”, acrescentou.
(Foto DR)
Deixe uma resposta