Sónia Sultuane expõe “Indígena” no BCI

Sónia Sultuane expõe “Indígena” no BCI

A poeta e artista plástica moçambicana Sónia Sultuane, apresentou na quinta-feira da semana finda, no Espaço BCI Private de Maputo, uma exposição de arte intitulada “Indígena”, composta por cerca de 50 obras, com destaque para brincos e colares, em que predomina o uso da madeira.

Numa cerimónia bastante concorrida, que contou com a presença de personalidades convidadas, clientes do Banco, colaboradores, entre outros, Sónia Sultuane falou dos contornos desta experiência criativa e da sua parceria com o BCI que tem contribuído no seu trabalho artístico.

A directora Central-Adjunta do Private, Ana Zara Fateally, salientou, na mesma ocasião, o privilégio de acolher uma exposição única, que revela uma das facetas artística de Sónia Sultuane. Agradecendo a oportunidade que “nos proporciona, de uma vez mais associarmos a marca BCI às suas obras”, reiterou ainda o compromisso do BCI com o desenvolvimento da Arte e da cultura.

“O BCI entende a cultura como um bem cujo papel é, no contexto actual do desenvolvimento de Moçambique, de capital importância para a preservação da identidade e do orgulho dos cidadãos” – disse.

No seu percurso criativo e de parceria com o BCI, Sónia Sultuane lançou, em 2001, a sua primeira obra literária, intitulada “Sonhos”.

Em Abril de 2019, apresentou, com o artista plástico Jorge Dias a exposição conjunta e itinerante ‘Pancho: Outras formas e olhares’, na qual a artista exibiu um conjunto de trabalhos feitos com diferentes materiais, tais como contraplacado, azulejos, madeira, pintura e vidro.

A mesma amostra seria exibida mais tarde na Mediateca do BCI na Ilha de Moçambique, por ocasião da celebração do 201º aniversário da cidade da Ilha.

No ano 2021, Sultuane lançou no Auditório do BCI, o livro de poesia intitulado ‘O lugar das ilhas’.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.