Sofala: Governo e parceiros avaliam segurança alimentar

Sofala: Governo e parceiros avaliam segurança alimentar

O Governo, Parceiros e Organizações da Sociedade civil reuniram esta Sexta-feira, 01.03.2024 na cidade da Beira, para avaliar e debater o ponto de situação da Segurança Alimentar e Nutrição na província.

De acordo com uma nota informativa, avaliação foi feita no decurso da primeira Sessão do Conselho Provincial de Segurança Alimentar e Nutricional, orientada por Cecília Francisco Chamutota, Secretária de Estado na Província.

Intervindo na ocasião, a governante afirmou que a província teve um estudo de linha de base realizado em 2022 e apresentado em 2023, que mostra um crescimento em relação a desnutrição crónica passando de 31% em 2020 para 41% em 2022 e a desnutrição aguda ter permanecido nos níveis aceitáveis de 5%, dados mostram que acções de impacto imediato no combate a desnutrição tem trazido efeitos positivos.

Na Segurança Alimentar, a Secretária de Estado exortou ao Fórum para adopção de medidas de contingência visando reduzir o impacto que o el Nino já está a causar.

O COPSAN perspectiva realizar monitorias regulares para aferir a disponibilidade de alimentos e estratégias de sobrevivência, dado que a segurança alimentar neste momento caracteriza se por um cenário de fase 2- Stress com tendência para a fase 3 – Crise em alguns distritos.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.