Sofala: Fundação de Caridade Tzu Chi entrega 171 casas orçadas em 2,3 milhões de dólares

Sofala: Fundação de Caridade Tzu Chi entrega 171 casas orçadas em 2,3 milhões de dólares

A Fundação de Caridade Tzu Chi Moçambique realiza nesta quarta-feira (11 de Junho), a entrega oficial de 171 casas no Centro de Reassentamento de Kura, no distrito de Nhamatanda, na província de Sofala.  

A entrega ocorre no âmbito do apoio desta fundação aos projetos de reconstrução após a passagem do ciclone Idai pelo centro de Moçambique.

As 171 infraestruturas estão orçadas em cerca de 2,3 milhões de dólares e fazem parte do pacote de apoio às comunidades, após a passagem do Idai, em 2019.

Ainda no âmbito deste apoio, serão construídas mais de três mil casas até ao primeiro trimestre do próximo ano (Abril de 2026).

“Estas casas foram desenhadas no sistema `Build Back Better´, portanto, são melhores em relação as que anteriormente existiam. Mais do que isso, estas casas estão preparadas para ciclones do tipo 4, de ventos de cerca 250 quilómetros por hora”, disse Dino Foi, Presidente da fundação.

A construção das habitações de “tipo dois” começou em 2021 e, de um total de 3.132 casas previstas no pacote, pelo menos 867 já foram entregues às comunidades daquele distrito, entre os mais afetados pelo Idai em 2019.

As casas, financiadas pela fundação, são destinadas às populações mais vulneráveis, numa região ciclicamente é afetada por desastres naturais.

O pacote de apoio à reconstrução da Tzu Chi em Sofala inclui, além das mais de três mil casas, a edificação de 23 escolas, com um financiamento total de 108 milhões de dólares, inteiramente disponibilizados pela organização, que está em Moçambique desde 2012, apoiando as autoridades em momentos de emergência.

A cerimónia de entrega das 171 casas, marcada para as 10:00h, contará com presença do Governador da Província de Sofala, Lourenço Bulha, e do Presidente do Município de Nhamatanda, João Charumar.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.