Société Générale Moçambique solidariza-se com as vítimas do ciclone Freddy

Société Générale Moçambique solidariza-se com as vítimas do ciclone Freddy

 No âmbito da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) o banco Société Générale Moçambique e seus colaboradores, efetuaram esta sexta-feira (24/03), uma doação em bens alimentícios e produtos de primeira necessidade a Cooperativa de Educação Ambiental Repensar em prol das vítimas do ciclone Freddy no distrito Boane.

“O Futuro junta-nos por Boane” é o lema usado pelo Banco para este movimento de solidariedade, em resposta aos fortes estragos causados pelo ciclone Freddy, que condicionou a circulação de bens e pessoas ao longo de todo país incluindo o Distrito de Boane, na província de Maputo.

Famílias ficaram desalojadas, infraestruturas ficaram destruídas, algumas instituições serviram de abrigo para famílias afectadas e várias associações para além do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades, o INGC, canalizaram ajudas para minimizar a dor e o sofrimento das famílias afectadas.

A Cooperativa de Educação Ambiental Repensar, uma organização cooperativa criada com o objectivo fundamental de contribuir para a educação ambiental, formal e não formal, de jovens, crianças e comunidades, através da junção de esforços entre membros fundadores, colaboradores e parceiros é uma das organizações envolvidas para receber ajuda e canalizar aos afectados na qual o banco se aliou para tornar possível a sua intenção.

Neste contexto que o Futuro “junta-nos por Boane”o Société Générale Moçambique, fez a entrega de uma centena de colchões e redes mosquiteiras, repelentes, roupas doadas pelos colaboradores, produtos alimentares diversos não perecíveis, que segundo a Directora de Marketing do Banco, Sónia Abreu, é uma mobilização conjunta entre a empresa e os colaboradores num gesto de assistência humanitária.

“Para o Banco, cada pessoa representa o futuro e o Société Générale estará sempre disposto a apoiar naquilo que forem as necessidades colectivas das comunidades onde nos encontramos inseridos.” explicou Sónia.

Já a Directora dos Recursos Humanos, Sara Matimele diz que “este acto não é só apenas um acto de Responsabilidade Corporativa, mas também, um gesto de amor e compaixão que sensibilizou cada colaborador, pelas tristes imagens que assistimos nos órgãos de comunicação social. Poderia ter sido um de nós nesta situação, então a mensagem que também queremos passar a sociedade em geral é que somos pelo futuro, pela reconstrução da economia, razão pela qual estamos aqui “, ressaltou.

Por seu turno a representante da Cooperativa Repensar que é vocacionada para acções de educação ambiental e desperdício zero, Júlia Ferrão enaltece esta iniciativa e garante que esta ajuda mudará significativamente a vida das comunidades numa altura pós ciclone. “Neste momento estamos com famílias a recomporem-se e precisam de colchões por exemplo, não obstante a necessidade de prevenção de doenças como a malária e a cólera que são propensas a esta altura.”.

Refira-se que para além da Repensar o grupo Société Général doou ao IGNC e ao reassentamento da Igreja Católica no distrito de Boane produtos similares, sendo esta a terceira acção de responsabilidade social em resposta ao ciclone Freddy.

Desde 2011, Société Générale tem demonstrado um compromisso claro com a sustentabilidade ambiental e social, incluindo a adoção de medidas específicas para combater as mudanças climáticas e promover o desenvolvimento sustentável em África.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.