Singapura inaugurou um dos maiores parques fotovoltaicos flutuantes do mundo

Singapura inaugurou um dos maiores parques fotovoltaicos flutuantes do mundo

Um dos maiores parques fotovoltaicos flutuantes do mundo foi inaugurado recentemente no Reservatório Tengeh, em Singapura. A “The Sembcorp Tengeh Floating Solar Farm” é composta por 122 mil painéis solares, que ocupam um espaço de 45 hectares.

Os painéis solares têm uma potência instalada de 60 megawatts-pico (MWp), e a electricidade gerada será suficiente para abastecer as cinco estações de tratamento de água locais, compensando 7% das necessidades anuais de energia da PUB. Esta instalação, segundo o portal “Greensavers”, permitirá reduzir cerca de 32 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO2) anualmente, o mesmo que retirar 7 mil carros das estradas do país.

A “The Sembcorp Tengeh Floating Solar Farm” resulta de um projecto entre a empresa Sembcorp Industries e a PUB – Agência Nacional de Águas de Singapura, cujas obras tiveram início em Agosto de 2020. De acordo com a PUB, foi elaborado um Plano de Gestão Ambiental e Mitigação (EMMP) no intuito de minimizar quaisquer impactos na biodiversidade do reservatório e na qualidade da água. “O EMMP inclui a monitorização e gestão da biodiversidade, da qualidade da água, da qualidade dos sedimentos e da poluição sonora, antes, durante e após a construção do projecto”, garantem.

Este parque solar vai permitir, segundo a Agência, que Singapura “seja um dos poucos países no mundo a integrar a tecnologia verde ao tratamento de água, criando um sistema hidráulico totalmente verde”.

Partilhar este artigo