Sector privado e parceiros buscam estratégias para a recuperação do turismo

Sector privado e parceiros buscam estratégias para a recuperação do turismo

A vacinação massiva contra covid-19, promoção do turismo doméstico, definição de plano de medidas para o uso de praias, permissão de entrada de pessoas sem teste PCR desde que apresente certificado de vacinação, são algumas das estratégias avançadas pelo sector privado para a rápida recuperação do sector de turismo, o mais afectado pelas medidas de restrição impostas pelo Governo para travar a propagação do covid-19.

Numa Mesa Redonda, promovida, semana passada, pelo Pelouro de Turismo, Hotelaria e Restauração da CTA, para partilhar ideias sobre que estratégias a adoptar para a recuperação do Turismo, a representante do Instituto Nacional de Saúde anunciou que o Sector de Turismo terá prioridade no que diz respeito à imunização, na campanha de vacinação que inicia hoje, quarta-feira.

A notícia foi bem recebida pelos operadores do sector, que classificam a medida de valiosa, porquanto é um passo seguro no caminho certo para a retoma do Turismo.

Através da plataforma electrónica, propõe-se um trabalho conjunto com o Governo na promoção de Moçambique como destino turístico. O Município de Maputo anuiu a proposta de criação do Bureau de Convenções, pelo que os operadores privados se comprometem a elaborar o plano de acção para a sua implementação.

Os operadores propõem, igualmente, a aceitação de testes rápidos para quem tenha capacidade de os comprar e mediante estes testes permitir-se a realização de eventos com um número considerável de participantes e ou aceitação de certificados de vacinação. Em regime de reciprocidade, os operadores turísticos solicitam a aceitação de entrada de pessoas sem teste PCR, desde que apresentem certificados de vacinação ou teste rápido anti gémeo. Durante a Mesa Redonda, foi bem recebida a ideia de criação de um sistema de certificação ou classificação das unidades hoteleiras independentes.

Partilhar este artigo