Sector privado com o aumento de actividade desde início do terceiro trimestre

Sector privado com o aumento de actividade desde início do terceiro trimestre

De acordo com o mais recente inquérito Purchasing Managers’ Index (PMI) do Standard Bank Moçambique as empresas moçambicanas registaram novo aumento acentuado da actividade empresarial no início do terceiro trimestre do ano.

A taxa de crescimento subiu desde Junho e atingiu o valor mais acentuado desde há um ano, impulsionada sobretudo pelo comércio por grosso, a retalho e empresas de serviços. Em contraste, indica o mais recente inquérito do Standard Bank, a produção desceu nos setores da agricultura e construção.

Nos casos em que foi registada uma recuperação, tal foi globalmente atribuído a uma melhoria da carteira de encomendas das empresas.

O volume de novas encomendas na economia do sector privado moçambicano cresceu a um ritmo acentuado em Julho, com a expansão a acelerar pelo segundo mês consecutivo e registando o valor mais alto desde Maio de 2022.

De uma forma global, os inquiridos pelo Standard Bank indicam um aumento da procura e de novas encomendas de clientes.

As novas encomendas aumentaram em todos os sectores monitorizados, à exceção da construção, onde foi sentido um declínio.

O relatório do Standard Bank diz, no entanto que, as empresas sentiram dificuldades em converter o crescimento das vendas em contratações, uma vez que as mais recentes pressões de salários deram origem a problemas de tesouraria e prejudicaram o recrutamento.

“De igual modo, os stocks de meios de produção sofreram uma redução apesar de um novo aumento da actividade de aquisição, uma vez que o fraco poder de aquisição no segundo trimestre obrigou as empresas a usarem os seus inventários de forma a sustentar a produção”, lê-se no inquérito do inquérito do PMI, que assinalam a maior melhoria das condições das empresas do último ano.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.