Sector avícola garante disponibilidade de frangos para quadra festiva

Sector avícola garante disponibilidade de frangos para quadra festiva

A Associação Moçambicana da Indústria Avícola (AMIA) diz ter um stock suficiente de frangos e ovos para o período da quadra festiva que já se avizinha.

Mesmo diante do surto de influenza aviária na África Do Sul e das restrições associadas, “estamos confiantes em nossa capacidade de assegurar o fornecimento de frangos e ovos durante o período festivo deste ano”, refere a Associação em comunicado que o MZNews teve acesso.

A AMIA referiu ainda que actualmente mantem um stok significativo do frango congelado nacional com 1615 toneladas disponíveis para o mercado.

“Até Dezembro, esperamos contar com 4935 toneladas de frango local e 1.200 toneladas de frango importado, em conformidade com o modelo de conservação alimentar”, indica o documento da AMIA.

A agremiação diz que continua a fornecer pintos e rações todos os dias para pequenos produtores, contribuindo para a disponibilidade de frangos vivos

A nível da indústria, os produtores não prevê qualquer aumento de preço de pintos, rações, frangos de corte e ovos de consumo até o final deste ano.

“Estamos empenhados em manter a estabilidade em preços na indústria, assegurando que a população tenha acesso a produtos avícolas de qualidade durante o período festivo”.

Ainda no mesmo documento, a AMIA aplaude os esforços do governo em reduzir as importações de produtos avícola e promover a autonomia local na produção. Tais medidas, refere a Associação, contribuíram para um crescimento sólido da cadeia de produção de francos no Pais.

Entre 2017 a 2022, o Boletim de estatísticas do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural de 2023, demonstra um crescimento anual na produção de carne de frangos de 11,5 %.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta