Sasol pretende iniciar produção de Hidrogénio verde em 2023

Sasol pretende iniciar produção de Hidrogénio verde em 2023

A empresa sul-africana de petróleos pretende iniciar a produção de seis toneladas de hidrogénio verde em 2023, nas instalações em Sasolburg até 2023, segundo perspectivas avançadas no Fórum do hidrogénio verde da África.

A vice-presidente para mudanças climáticas da companhia, Shamini Harrington, disse que o hidrogénio verde seria o resultado da combinação de 60 MW de energia eléctrica renovável e activos existentes, incluindo activos de electrolisador (decompositor por meio de corrente eléctrica).

O hidrogénio verde é produzido utilizando-se energia renovável para separar a água, por meio de um electrolisador, em hidrogênio e oxigênio.

O hidrogénio serem cadeias de valor domésticas estabelecidas na indústria e no transporte de cargas pesadas, bem como para fornecer geração de electricidade de reserva.

A vice-presidente disse que o grupo tenciona valer-se dos projectos para criar reservas de hidrogénio verde para a demanda local, e posicionar a África do Sul a fim de participar do mercado global de exportação de energia limpa e produtos derivados.

Na sua maior infraestrutura em Secunda, a Sasol procuraria reaproveitar progressivamente a instalação para produzir produtos sustentáveis, incluindo combustíveis de aviação sustentáveis (SAF).

Um inicial de 400 MW de electricidade renovável seria desenvolvido para apoiar a produção do hidrogénio verde necessário para produzir 15.000 toneladas por ano de SAF por meio de seu processo Fischer-Tropsch.

Em 2040, segundo a Sasol, 15 GW poderiam ser implantados para produzir SAF a uma taxa anual de 2,5 milhões de toneladas.

Em paralelo, a Sasol investiria em projectos greenfield na África do Sul e no “cinturão solar” da Namíbia, incluindo no interior de uma zona económica especial a ser desenvolvida em Boegoebaai, no Cabo Setentrional, e 20 km ao sul da fronteira com a Namíbia.

Apelidando-o de um “projecto farol”, Harrington disse que Boegoebaai poderia emergir como um centro de produtos de hidrogénio verde, capaz de produzir 400.000 toneladas por ano.

Para o desenvolvimento de um hub dessa escala seria necessário um investimento de 10 mil milhões de dólares, incluindo 9 GW de geração de energia renovável.

No início deste mês, o governo da Namíbia anunciou a escolha de um licitante para o desenvolvimento, em fases, de um projecto de hidrogénio verde de 9,4 mil milhões, a ser desenvolvido no Parque Nacional Tsau/Khaeb, perto da cidade costeira de Luderitz, no sul da Namíbia.

Partilhar este artigo