Saque na Zambézia: Funcionários acusados de desvio de 7 milhões de meticais  

Saque na Zambézia: Funcionários acusados de desvio de 7 milhões de meticais  

Sete milhões de meticais é o montante supostamente desviado por funcionários e singulares no distrito de Namarroi na província da Zambézia. O saque foi feito via e-sistafe.

O Gabinete provincial de combate à corrupção da Zambézia acaba de instaurar dois processos crimes contra 16 cidadãos, dentre eles funcionários públicos e singulares, estes últimos utilizados como veículo para o saque, segundo informa jornal “O País”,

Costa ainda que dos funcionários acusados do saque, parte deles estão vinculados à secretaria distrital, serviços de infraestruturas, de educação, juventude e tecnologia de Namarroi na província da Zambézia.

Ainda segundo o jornal, o desvio de fundos públicos ocorreu em 2021 sendo que dos 16 arguidos, três foram recolhidos à prisão preventiva aguardando os demais, ulteriores termos em liberdade sob termo de identidade e residência.

De acordo com uma nota de imprensa do Gabinete de Combate à corrupção provincial, a data dos factos, parte dos arguidos com a qualidade de servidores públicos, exerciam cargos de direção e chefia e outros detinham perfis de utilizadores de e-sistafe.

A nota diz ainda que: como forma de lograrem os seus intentos, cadastraram como usuários de e-sistafe sem o seu conhecimento, funcionários sem qualificações técnicas, atribuindo-os as senhas de usuários. Efectuaram transferências a favor de terceiros estranhos à instrução, simulando serem credores das instituições públicas em alusão. Como consequência, causaram prejuízo ao estado no valor de 7.556.200,00Mt.

Os processos acima identificados já foram remetidos ao tribunal judicial da Zambézia para ulteriores termos processuais.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.